acompanhe o blog
nas redes sociais

6.7.11

O Guia do Mochileiro das Galáxias [Douglas Adams]

Ed. Sextante, 1979

 – 156 páginas:
Demorei a ler este livro, pois há alguns anos vi o filme e achei horrível, nem cheguei ao final, de tão ruim. Mas aí arrisquei e comprei a série, “Uma Trilogia de 4 Livros (que, por mero acaso, são cinco)”, que estão em promoção no Submarino. Por ser fininho, deixei-o na bolsa para ler naquelas horas paradas: esperando ser atendida no médico, alguma fila, dentro do ônibus, etc...

O livro é sem pé nem cabeça como o filme, mas ao contrário do mesmo é divertido, por ser uma sátira bem feita da sociedade. Ele debocha de tudo, parecia até que o autor passou uns tempos no Brasil para se inspirar em alguns personagens. É para ser lido com o espírito aberto, e dar boas risadas dos diálogos sarcásticos.
É interessante também reparar que o livro foi escrito em 1979, e verificar como o autor já tinha uma visão futurista, pense que o próprio “Guia do Mochileiro”, que hoje é uma realidade, na época era somente uma utopia.

Sinopse:

O livro conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Nota: DOUGLAS ADAMS é autor da famosa série do Guia do Mochileiro das Galáxias, composto pelos títulos:- O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais e Até Mais, Obrigado Pelos Peixes!, e Praticamente Inofensiva. Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952, e faleceu aos 49 anos, em 2001.


13 comentários em "O Guia do Mochileiro das Galáxias [Douglas Adams]"

  1. Eu nunca li nenhum livro dessa série. Há algum tempo eu comprei a série completa, mas depois dei para minha prima. Ela tinha mais interesse que eu nessa leitura. Qm sabe eu pegue emprestado com ela depois...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito dessa serie, alem de rir muito o sarcasmo de Douglas Adams é d+!

    ResponderExcluir
  3. Já tem alguns meses que eu comprei a série, mas infelizmente ainda nao tive tempo de ler.
    Adoro ironia e sarcasmo, entao acho que vou gostar pra caramba da histótia, né?

    Beeijão
    Rapha - Doce Encanto.

    ResponderExcluir
  4. Gi, senti a mesma coisa que vc: até hoje não li os livros, pq achei o filme meio doido! Mas nunca é tarde pra voltar a trás, né? Espero ler toda a coleção em breve, para espandir as idéias!!:)

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Eu comecei a ler o primeiro volume, mas acho que não estava no clima para essa leitura, pois logo larguei.

    Depois fui saber que a série é um marco da literatura nerd e fiquei com vontade de dar uma nova chance.

    Talvez eu aproveite a promo do submarino.

    Boa resenha. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Esse de fato não é um livro para qualquer um. Admito ter demorado um pouco para ler, deixado ele de lado as vezes, mas quando você começa avançar na história você se pega querendo saber mais e mais sobre esse mundo!
    Até agora só li as 4 primeiros. Falta o último, porém não vejo a hora de poder lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Achei que esse livro era chato,mas se tem um elemento de comédia deve valer a pena.Não sabia que existe um filme sobre a obra,mas,como é antigo,deve ser mesmo ruim.Verei se compro.Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Felipe, nem todos os filmes antigos são ruins, este é horroroso porque não conseguiu passar para o filme o tipo de sátira utilizado pelo autor no livro, aí ficou um filme meio besteirol.

    ResponderExcluir
  9. DOUGLAS ADAMS é incrível *--*
    o livro é mesmo sem pé nem cabeça kkkk e isso que torna tudo engraçado, ele criou um mundo doido, que não imagino ninguém fazendo o que ele fez :)

    ResponderExcluir
  10. Em comprei nessa mesma promoção do submarino, resolvi apostar na dica de um amigo. Não é uma história centrada, certinha, é algo bem irreal, mas que tem diálogos muito bons, é irônico em algumas partes, principalmente se fizermos um paralelo com a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Como você bem sabe querida Gi tenho toda a coleção, mas ainda não a li e agora já não são somente 5, mas 6 livros, já que Eoin Colfer, por ser fã da série resolveu continuá-la e já foi lançado no Brasil, chama-se "E tem outra coisa...". Pra quem não conhece o autor ele é quem criou a aclamada série Artemis Fowl.
    Estou em dívida com o autor e comigo mesmo por ainda não ter lido. Como você também desanimei após a malfadada transposição da série para a telona. Ficou horrível! Mas passarei uma borracha como você e curtirei a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Comprei toda a série no submarino também e estou no segundo livro. Estou adorando, é realmente muito divertida, já ri muito :) Ainda bem que nunca vi o filme, todo mundo fala mal.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho quase a série toda completa e me mato de rir toda vez que leio, Douglas Adams é simplesmente incrível. Mas meu personagem favorito é o Martin, não adianta eu adoro o pessimismo dele, é muito hilário, adoro todos eles pra falar a verdade, mas ok.
    PS: Nunca esqueçam suas toalhas!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir