acompanhe o blog
nas redes sociais

1.5.11

O Código Da Vinci [Dan Brown]

Ed. Sextante, 2003
- 480 páginas:

Primeiro dos livros que li deste autor, já que é o de maior sucesso. Quanto iniciei a leitura, não consegui mais parar de ler, até terminar o livro. Depois, obviamente, comprei os outros 3 que ele tinha lançando anteriormente a este. Aí, enjoei do estilo (pois é meio repetitivo) e ainda nem li o “Símbolo Perdido”, lançado em 2009.


Este livro tornou-se febre, foi polemizado, virou filme, enfim, deu o que falar. Eu particularmente, apesar de ter gostado, não acho que merecia tanta polêmica, afinal é um livro de ficção, então não necessariamente tem que ser correto nos fatos, pois se trata de uma história inventada.
Gostei da importância dada às mulheres na sua história bíblica, importância esta que foi esquecida, ou mesmo apagada de propósito, das narrativas bíblicas que conhecemos. A trama policial do livro também é muito boa e um capítulo sempre acaba com um suspense, que nos faz ler imediatamente o próximo.

  • Obras de Dan Brown:
  • Fortaleza Digital - 1998
  • Anjos e Demônios - 2000 (adaptado para cinema, em 2009)
  • Ponto de Impacto (Portugal: A Conspiração) - 2001
  • O Código Da Vinci - 2003 (adaptado para cinema, em 2006)
  • O Símbolo Perdido - 2009

Sinopse:

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.


5 comentários em "O Código Da Vinci [Dan Brown]"

  1. Ah eu sou fã do Dan Brown, mesmo todos seus livros terem o mesmo "foco" ele faz eu ficar curioso e sempre consegue me enganar =)
    Bom você não perdeu nada no livro "Símbolo Perdido" me decepcionei muito com ele =(
    Mas, ainda acho que Dan Brown é um autor incrível *-*
    Não vejo a hora dele lançar outro livro :D

    ResponderExcluir
  2. Eu somente assisti o filme,que achei muito bom.O enredo me parece ser realmente bom,com um mistério bem legal.Queria ter lido o livro antes de assistir o filme,mas,mesmo assim,deve ser legal.Eu nunca tinha parado para pensar no ponta da importancia das mulheres no contexto bíblico;interessante.Não conheço o autor e também pensava que O Cód.Da Vinci era o primeiro livro.rsrs

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro imperdivel, polemico e muito bem escrito. com a igreja querendo proibir a leitura de padres e aconselhando os fiéis a não lerem.(SIM, SÉC XXI) vi muitas senhorinhas no cinema pra conferir o que tinha de tão errado no filme. Se você consegue distinguir realidade de ficção e não levar tudo ao pé da letra, é uma excelente leitura.

    ResponderExcluir
  4. Cara Gi, Dan Brown conseguiu encontrar uma fórmula que deu certo: capítulos que vão diminuindo e uma infinidade de ganchos. Como você mesma disse a gente vai enjoando, mas não tira o mérito deste escritor. Ele mistura alguns conceitos fazendo uma salada e tem gente que acredita, é mole?!?! Gostei mais de Anjos e Demônios. O filme eu dispenso, não gostei nem do cabelo do excelente Tom Hanks, que pra mim foi mal aproveitado.
    Digamos que este livro encontre grande acolhida num público menos rigoroso. É leitura indicada para um fim de semana, um bom passatempo.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti o filme e amei , ganhei o livro e tenho a maior curiosidade em lê-lo ainda não tive a oportunidade , mas todos que leram elogiaram muito.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir