acompanhe o blog
nas redes sociais

20.2.11

Os Homens que Não Amavam as Mulheres – Vol. 1 - Coleção Millennium [Stieg Larsson ]

Ed. Companhia das Letras, 2005  - 522 páginas
Não tenho mais o que falar deste livro, pois já disse o quanto gostei dele e dos seus sucessores quando postei os outros dois livros que fazem parte da coleção Millennium. O livro é ótimo, pena que seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra.
O texto abaixo, que peguei na internet, resume bem a obra deste autor:
“Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral.”
Sinopse:

Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.


11 comentários em "Os Homens que Não Amavam as Mulheres – Vol. 1 - Coleção Millennium [Stieg Larsson ]"

  1. Oi Gi!
    Estou terminando o terceiro livro desta trilogia, e estou adorando. Gosto muito deste tipo de leitura, e o Stieg Larsson é realmente um autor inteligente, que consegue surpreender mais a cada livro. Tem passagens pesadas, de violências, bem fortes eu diria. Mas a trama é muito bem escrita e a leitura não deixa de ser ótima, apesar do tema forte. RECOMENDO!
    Beijo grande!
    Vanessa F. S. Dutra

    ResponderExcluir
  2. Os livros um e dois da trilogia são muito bons, o modo que ele narra a história, o final surpreendente do primeiro livro, as reviravoltas do segundo. O filme também é interessante, pois é uma produção sueca, sem aquele romantismo hollywoodiano. Vale a pena ler e ver o filme.

    ResponderExcluir
  3. Querida Gi, esta uma daquelas séries que ficam na cabeça da gente, enquanto não compramos não sossegamos. Pois é, ainda não tenho nada dela. Uma pena. Não gostei muito destas capas da versão econômica, mas é esta mesma que vou adquirir. Passo nas Americanas todos os dias, namoro e nada, ainda estão caras (mesmo a versão econômica).

    ResponderExcluir
  4. AH COMO EU AMO ESSA TRILOGIA!
    ainda mais este livro, que foi o começo de tudo, Lisbeth Salander minha heroina, Mulher de verdade, mulher sem medo.
    Esperando agora adaptação amaricana que chega aqui no Brasil começo do ano que vem :D

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente maravilhoso não só o livro mas a trilogia inteira , a série tem de tudo ação ,aventura, suspense, tudo. PERFEITA.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita curiosidade para ler os livros, mas nunca comecei. Acho que depois de tanta empolgação na sua resenha me animei.

    Adoro livros de suspense e ação, então acho que irei adorar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li a obra e me recuso a ver o filme antes disto (o que me gera uma super ansiedade, já que ambos são bons).
    Acho que o tema é super pesado, mas a forma como autor escreveu faz com que o leitor não desgrude os olhos do livro. Isto é uma impressão só pela seu comentário e pelas outras resenha que li.
    Espero poder tirar minhas próprias conclusões logo!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Vou comentar igual nos três volumes kkkkk
    O modo como o Stieg Larson mostra a mulher na série é incrível, ele enterra a Cinderela e traz uma mulher forte, independente e muito inteligente, foi meu primeiro livro em que finalmente encontrei a mulher que sempre quis ver, sou O fã da Lisbeth!

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro aqui em casa mas não tive vontade de ler. Mas achei a resenha bem legal, acho que lerei.

    ResponderExcluir
  10. Conheci esse livro, através do filme. Muitas pessoas recomendaram, resolvi assistir. Fui pesquisar mais sobre e soube que a adaptação, na verdade, é fruto de um livro. Ou melhor, uma saga. O filme é muito bom! O livro deve ser no mínimo melhor. Há muito tempo esse livro está na minha meta de leitura.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir